[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]
Expomos aqui uma situação que tem sido recorrente, e que nesta época do ano, pode se tornar um transtorno para Embarcadores e Transportadores : Lonas sem manutenção!
Parece algo simples, mas as lonas que são amplamente utilizadas pelos transportadores para proteger e garantir que a carga chegue intacta ao destino, nem sempre são vistoriadas e podem apresentar furos / rasgos que podem causar prejuízos para as partes envolvidas.
Seguros Negados
Ao transportar produtos em modal rodoviário no Brasil, temos problemas conhecidos já há décadas:
- Malha viária em péssimo estado;
- Imprudência / Imperícia de Motoristas que culminam em acidentes;
- Falta de investimento ou descaso do governo, entre outros.
Além disso, temos visto seguros serem negados por um motivo simples: má conservação das lonas ou de tábuas quebradas no assoalho das carrocerias dos veículos transportadores.
Em ambos os casos, fatalmente teremos problemas na avaliação por parte das Operadoras / Reguladoras contratadas pelas Seguradoras quanto às causas dos sinistros.
Transferência de Ônus
Notamos que o impasse gerado quando acontece essa situação, é uma enorme dor de cabeça, pois o capital perdido torna-se disputa entre transportador e dono da Carga (Origem ou Destino).
O Transportador sempre será responsabilizado, pois foi ele contratou ou forneceu o Veículo e Lonas que deveriam resguardar a integridade da carga a ser entregue.
Estamos falando de algo que na teoria é seria simples: Além de todos os itens Carroceria e Lona são partes que devem são alvo de minuciosa manutenção corriqueira da manutenção do caminhão. Ou pelo menos deveria fazer.
O comportamento de poucos, que até era contornado com vista grossa, agora tem sido alvo de rigor. Ora, se queremos exigir contraponto à enorme carga tributária que pagamos, nada mais natural que cumpramos o nosso lado com transparência e honestidade.
Responsabilidade coletiva
Como agentes do setor logístico, precisamos atuar todos em conjunto. A Uniforte Seguros, como interessada em educar o mercado nas boas práticas, chama a atenção para que seus clientes mantenham um olhar constante para que este pequeno detalhe seja praticado naturalmente.
Carregador, inclua no seu checklist mecanismos como fotografar todos os transportes, uma qualificação do processo de preparação do transporte.
Transportador, aproveite que quase todo celular carrega uma boa câmera e registre todos os ângulos para que fique claro, em caso de fatalidades, que a lona iniciou o frete incólume, ou seja, sem qualquer dano ou ponto crítico.
Marcas consagradas
Temos marcas consagradas de lonas no mercado que dependem também do bom estado da carroceria, itens que são corriqueiros para os caminhoneiros, mas sabemos que o dia-a-dia traz obstáculos e exige ações que podem alterar essas condições.
Sugerimos não economizar nessas horas e manter serviços e produtos de qualidade como parceiros estratégicos e essenciais para que o seu negócio de transportes flua com segurança.
Mantenha esse olhar de excelência pois ele será fator determinante de sucesso. Buscar sempre as melhores práticas, por exemplo, usar cintas no lugar de cordas, quando for mais indicado, pode ser a diferença entre perder ou não toda a carga.
Conte conosco para dúvidas específicas sobre este assunto!
[/et_pb_text][et_pb_cta _builder_version=”3.0.75″ title=”Ainda tem dúvidas sobre as questões do transporte com lonas e disposições de apólices?” button_text=”Quero enviar uma mensagem aos especialistas da Uniforte!” button_url=”uniforteseguros.com.br/atendimento” url_new_window=”off” use_background_color=”on” background_layout=”dark” border_style=”solid” custom_button=”off” button_letter_spacing=”0″ button_icon_placement=”right” button_letter_spacing_hover=”0″ /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]