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Inovação e nova Proposta de Valor em Seguros

Neste novo texto da Uniforte convidamos você que é gestor, dono de empresa, coordenador ou que trabalha tomando decisões que podem alterar os rumos da organização e cenário que está inserido, a refletir conosco sobre aspectos da Administração que às vezes ficam esquecidos: a inovação e proposta de valor.

Atualmente temos acesso público e gratuito a uma ampla possibilidade de cursos na Internet que tratam de Gestão, Empreendedorismo, Inovação e muito mais. A tendência é que isso continue aumentando e teremos, cada vez mais, sem custos, novas formas de nos capacitar.

Necessidade de inovar

Especialmente nesse campo, o interesse da sociedade é que os gestores se tornem cada vez mais e mais capazes de inovar, pensar diferente e trazer formas mais sadias de relacionar, conquistar clientes e desenvolver seus segmentos com benefícios para todos, integrando um cenário de economia sadia de forma global.

Há um curso sobre Gestão da Inovação respaldado pela USP – confira este novo canal de conhecimento – em que o instrutor é categórico ao falar de inovação. Como inovar ao modificar ou trazer um novo produto ou serviço? Segundo o curso, você inova por preço, praticando uma condição mais em conta que os concorrentes – conseguida com um processo interno mais barato, mais eficiente ou por alteração na margem, por exemplo – ou você inova através da Percepção de Valor.

É sobre essa Gestão de Proposta de Valor que gostaríamos de falar e mostrar o exemplo da Uniforte. Como você deve ter visto, em quase todas as peças de comunicação da empresa, está estampada a condição de parceiro, de abertura para que conheçamos os negócios dos nossos clientes a fundo. Renovamos nossa página Quem Somos. Há uma novíssima apresentação da empresa em que deixamos claro como pensamos diferente há 18 anos.

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Clique na imagem para baixar nossa Apresentação Institucional

Faça o que você promete

O segmento de seguros é bem peculiar e presença crucial em um setor fundamental da economia: Logística. Temos legislação, regulamentação e fatores padronizados complexos que impedem a prática de inovação por preço. Nossa inovação, portanto, está na nova Proposta de Valor que trazemos aos clientes: relacionamento. Mais que se abrir, nos esforçamos todos os dias para praticar o que prometemos. Desejamos e compartilhamos em toda a equipe a vontade de se fazer presente e atuar como uma frente dentro dos clientes que impede que se desperdice dinheiro em Seguros. Simples assim.

Este pensamento está de acordo com a nova forma de se vender trazida pela internet e redes sociais. Nos 4 estágios do famoso funil de vendas do Marketing, sua empresa deve aparecer, se mostrar e SER útil como solução de problemas específicos, no nosso caso, Seguros. Saiba que seus clientes estão nesse momento procurando conhecer, entender e entrando em sites de concorrentes seus. O poder está nas mãos dos clientes, usuários costumazes da busca do Google.

Consultores e corretores

Vendedores não, consultores, parceiros

Há muito se cunhou o termo Consultor de Vendas, numa tentativa de valorizar o vendedor, como aquele que conhece todos os produtos que podem solucionar problemas do consumidor. Bem, o setor de Seguros é um em que fica fácil perceber como o universo dos clientes é complexo, cada caso é um caso, uma estrutura, uma necessidade, um perigo a lidar na Logística, em se falando do universo da Uniforte.

Seria impossível esperar um capital humano uniforme e robótico quanto a todo esse conhecimento de nuances. Nada mais natural que uma equipe de Corretores com profissionais muito diferentes, cada um especializado em um microcosmo de Seguro. Quanto mais eles entenderem do negócio dos seus clientes, mais economia podem proporcionar correlacionando todo seu conhecimento do setor específico.

Indo além do discurso, a Uniforte pratica a aprendizagem e a caminhada diária com cada cliente para se adaptar às adversidades do caminho. E sabemos que o caminho no Brasil tem sido desafiador de várias formas.

Adaptar-se ou ditar comportamento no mercado

Cada cliente ataca seu mercado de forma diferente. Peter Drucker, papa da administração, cita 4 estratégias empreendedoras1 para atacar o mercado e vemos isso diariamente nos clientes. Alguns usam a estratégia de atacar com tudo para liderar, outros criam novos mercados ou ainda, atacam de forma diferente onde os concorrentes não conseguem. A Uniforte pretende, em renovada Proposta de Valor, trabalhar junto aos seus clientes para um único objetivo: equilíbrio entre a otimização de gastos e maior abrangência de coberturas necessárias em cada segmento.

Lideramos no nosso setor não pela quantidade de apólices vendidas ou valor absoluto segurado, mas porque temos profundidade no RELACIONAMENTO com nossos clientes, verdadeiros parceiros dos nossos corretores e gestores. Assim pretendemos ditar o comportamento do segmento de Seguros: criar laços para crescer juntos.

E a sua empresa? E você? Como prefere tratar de Seguros? O que acha de uma conversa para que possamos entender sua organização! Conheça nossos valores e vamos fazer negócio!

Fontes:
1. Drucker, Peter F – Inovação e Espírito Empreendedor
veduca.com.br/cursos – aula livre, Gestão da Inovação, USP