Chamada para diferenças no Seguro de Cargas e Seguro RCONa prática dos seguros no dia-a-dia notamos comportamentos usuais que não deviam prevalecer no mercado. Um deles é ser normal não contratar o Seguros RCO nos transportes.

Chamamos a atenção dos parceiros e clientes para a necessidade de se conscientizar o mercado para esta contratação. O primeiro passo é, claro, esclarecer a natureza de cada um deles. O Seguro conhecido como RCTR-C – Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário não deve ser confundido com o RCO – Responsabilidade Cívil de Operações / Danos causados pela Carga Transportada, nem se deve ignorar a importância deste último. O primeiro, RCTR-C, tem seu foco no valor da carga, que, ao sofrer dano no transporte, de acordo com a apólice, premia o segurado com o valor devido. Já o RCO diz respeito à responsabilizações cíveis por danos que esta carga possa infligir em terceiros, sejam físicos eu em processos de indenização caso aconteça fatalidades por exemplo.

Cenário

Imagine que um caminhão está transportando uma certa carga e, devido à imprevisto na estrada, a carga se desprende e atinge um veículo de terceiros, danificando o mesmo e causando danos físicos aos ocupantes. Não é praxe contratar o Seguro RCO no Brasil. Mesmo que as Transportadoras proporcionem a recuperação do valor da carga aos seus clientes, é usual que as mesmas tenham de arcar com danos causados à terceiros durante acidentes nos transportes. Tratar o RCO como um custo opcional pode custar muito mais caro do que se pensa: a responsabilidade pela dor da perda de terceiros, processos judiciais, peso de indenizações, entre outros danos.

Conscientização

Precisamos difundir essa prática para que a contratação se torne rotineira no mercado. Pelo valor do seguro não vale a pena arriscar deixar descoberta essa possibilidade. É saudável para os negócios de transportes, é inteligente observando os índices do país. Manter essa previsibilidade de gastos 100% controlada, com e sem as fatalidades que podem ocorrer, é estratégia recomendada. Observe as coberturas que sua empresa e seus parceiros utilizam ou não e rode sabendo que está 100% coberto contra as dores de cabeça do setor. Vamos verificar o melhor plano para você?

Tenho dúvidas sobre o Seguro RCO