PARA VOCÊ

Seguro de Veiculos

Carro

Brasil sobe 10 posições em ranking de Logística: entenda

Ranking logística
StockUnlimited

Foi divulgado no final de junho relatório do Banco Mundial, após compilação da avaliação de centenas de empresas e profissionais, ranking de Logística mundial que mostrou o Brasil em 55° lugar, acima de vários países da América do Sul, apenas Chile e México acima. No último ano, o Brasil estava amargando a 65ª posição após chegar ao posto de 45 alguns anos antes. Vamos entender essa “melhora” com olhar crítico, mas acima de tudo, empreendedor, pois podemos ter uma bela oportunidade à frente.

Falsa melhora de desempenho

Segundo Cesar Lavalle, sócio-executivo do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), do Rio, essa melhora de dez posições em um cenário de crise mostra que o sistema na verdade não melhorou, mas desafogou pela diminuição de demanda. Assim, os problemas que estamos acostumados a ver todos os dias no noticiário, minimizaram.

Ponto Forte

No relatório temos ainda um dado bem interessante. Mais um golpe contra o velho vício de se focar no lado ruim e nos erros, temos destaque para nossa melhor nota para “logística e competência”, lembrando que competente é aquele que trata a demanda entregando mais do que foi contratado. Temos desempenho neste ponto semelhante aos países que lideram.

Já mostramos aqui que o mercado internacional pretende investir muito no Brasil, especialmente em infra-estrutura.

Neste relatório pudemos ver porque. Somos respeitados como agentes competentes lá fora porque a imensa maioria das empresas joga o jogo da forma como deve ser: competindo cada um com seus valores e ideias inovadoras que ganham o mercado, mesmo em cenários desfavoráveis.

Ponto Fraco

Nossa nota menor? Custo. Este sempre é o vilão, pois temos por trás disso a corrupção, ingerência, impostos, sonegação, a diminuição de financiamento e outros fatores já conhecidos até demais por todos nós. Estes são os fatores que não podemos controlar.

Da mesma maneira, a busca por excelência na Gestão é fator crucial para todos os segmentos saltarem em qualidade e, igualmente, é a nossa alternativa para combater o custo, nosso ponto fraco.

Mesmo em cenário de crise, temos ações em vários segmentos que mostram o esforço – atestado em números como os do relatório – sendo recompensado e compensando o desempenho pífio da economia.

Oportunidades
Shutterstock

Oportunidade em rede

Assim como o custo exacerbado das operações de Logística provém de uma cadeia de fatores que levam, um após o outro, a engordar excessivamente a conta do transporte, é uma cadeia de ações que pode desencadear a propagação da excelência em todos os níveis das organizações, inclusive nos resultados: a otimização melhora a entrega, que aumenta as ferramentas de marketing, que dão mais confiança aos investidores, que traz mais capital, que promove diminuição do endividamento, que aquece a economia, que diminui a sonegação, que traz mais clientes e assim gira a economia…

A Uniforte enxerga notícias como a deste relatório como um arregaçar de mangas de todos os players idôneos do mercado, um reflexo de que, quanto maior o desafio, maior nosso esforço e vontade para vencer. Nesta crise, programe-se, planeje e prepare-se para colher os futuros frutos quando a economia reaquecer. E esteja à frente dos concorrentes com excelência em gestão para agarrar todas as oportunidades do segmento que virão!

Como você pretende se estruturar para combater os efeitos da crise e se preparar para futuro crescimento escalável? A Uniforte pode ajudar nesse planejamento monitorando todas as necessidades de Seguros da sua empresa. Como podemos ajudar?

Fontes
Banco Mundial
http://oglobo.globo.com/economia/brasil-sobe-dez-posicoes-em-ranking-de-logistica-do-banco-mundial-19596652