Cartas DDR e apólicesObrigações e Direitos

 As Cartas de  DDR  só tem validade jurídica se assinadas por todas as partes. Caso contrário, como tem acontecido com regularidade alarmante,  a seguradora do embarcador pode alegar que o documento não tem validade por falta de assinatura e deixar que o sinistro seja regulado na apólice RCF-DC.

Condições estipuladas a se manter muita atenção

Observamos que em alguns documentos já se contempla cláusula que regulamenta a perda de validade caso não se oficialize a assinatura  em 30 dias.

O Departamento Técnico Uniforte tem orientação para recusar as DDRs  que não estejam devidamente assinadas, e assim,  reiteramos essa obrigação de todos os interessados que confiram e sejam proativos neste procedimento para evitar consequências de fatura RCF-DC cobrando valores dos embarques até o efetivo protocolo da carta assinada e, claro, despesas de peso não programadas no exercício do seu negócio.

Desgaste desnecessário

Tivemos vários Segurados em 2018 que foram cobrados prêmios não programados e Seguradoras que não acataram descontos retroativos, gerando  intermináveis desgastes para todos os envolvidos.

Sempre alertamos os clientes e parceiros da observância em cumprir todos os procedimentos pois neste momento de crise da economia é imprescindível o controle financeiro, no nosso segmento, baseado em um ponto-chave fundamental: evitar surpresas e gastos não programados.

Especialmente nestes casos, o prejuízo pode ser vultuoso, com somas que podem desestabilizar negócios. Por isso nossa equipe faz tamanho esforço para alertar e trabalhar junto a sua para manter esse olhar seguro sobre procedimentos corriqueiros.

Apólices de Estipulação: mesma atenção redobrada

Mesma regra  é válida para Apólices de Estipulação, onde as nossas Seguradoras só passam a conceder isenção de cobrança no ato do protocolo da apólice (independente de sua vigência ser anterior ao protocolo junto à Seguradora do Transportador).

Nos fechamentos de negócios,  pedimos que reforcem as informações sobre DDR e estipulante, pois sem isso, correremos sérios riscos de assumir problemas de terceiros e, o que é pior: sem receber por isso!

Em caso de dúvidas, estaremos a disposição e sempre juntos para auxiliar no que for preciso e possível.

Conte com a Uniforte Seguros!

Quero falar com um especialista!